28 / 06 / 16
Pesquisa aponta que qualidade da alimentação aumenta com idade e escolaridade

Estudo realizado na Unicamp também diz que adolescentes costumam se alimentar pior do que adultos

Pirâmide alimentarSegundo uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a qualidade da alimentação de um indivíduo tende a melhorar, conforme aumenta sua idade e escolaridade. A pesquisa reuniu 3.382 pessoas, a partir dos 10 anos, e analisou-as segundo sexo, idade e nível de escolaridade. “São necessárias estratégias de promoção da alimentação saudável para toda população, especialmente adolescentes, adultos jovens e pessoas com baixa escolaridade”, alerta a nutricionista Daniela Assumpção, responsável pelo estudo.

Analisada segundo o índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R), a pesquisa concluiu que os adolescentes têm o pior padrão alimentar, pois consomem menos cereais integrais, vegetais, frutas e óleos, e consomem mais gorduras sólidas, álcool e açúcares de adição do que adultos e idosos. A pesquisa também concluiu que, apesar de pessoas mais escolarizadas ingerirem mais grãos integrais, frutas e vegetais, elas não consomem as quantidades suficientes e acabam por ingerir muita gordura saturada, presente em pratos congelados.

Segundo Daniela, aproximadamente 70% dos óbitos por ano acontecem em decorrência da má alimentação.É preciso ampliar o acesso à alimentação saudável investindo em políticas públicas que reduzam os diferenciais de educação e renda na população, investir em ações de promoção da alimentação saudável, especialmente para crianças, adolescentes e adultos jovens”, afirma. E, ainda, prevenir o desenvolvimento de doenças relacionadas à má alimentação, regulamentar a publicidade de produtos alimentícios com alto teor de sal, açúcares e gorduras ruins, e resgatar hábitos saudáveis como comer sentado à mesa e preparar as refeições no próprio domicílio.

 

Referências:

Unicamp: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/noticias/2016/qualidade-da-dieta- aumenta-com- idade-e- escolaridade-aponta- pesquisa-da- fcm

Fechado para Comentários.

Alameda Olga, 422, cj 42 - Barra Funda - São Paulo-SP - CEP 01155-040
Tel./Fax: +55 11 30882971 - sogiabr95@gmail.com