29 / 06 / 16
Herpes-zóster – O que você precisa saber sobre a vacinação

A herpes-zóster, conhecida como cobreiro, é uma erupção cutânea extremamente dolorosa que geralmente é restrita a partes específicas do corpo. Como a varicela, é desencadeada pelo vírus da herpes-zóster (VZV). O cobreiro, portanto, ocorre apenas nas pessoas que contraíram previamente varicela e isso se aplica a 98% de todas as pessoas em idade adulta.

ilustração iconográfica sobre herpes-zóster

O risco de contrair cobreiro aumenta após os 50 anos de idade, porque o sistema imunológico enfraquece conforme envelhecemos. A herpes-zóster também ocorre em pessoas que têm um sistema imunológico enfraquecido por outras razões, e situações de estresse para o corpo podem ser desencadeadores adicionais.

Os primeiros sinais de uma doença incipiente são exaustão ou febre leve. Esses são seguidos pelos sintomas típicos da herpes-zóster:

  • Sensações incomuns de ferroadas
  • Bolhas em uma área limitada de pele avermelhada
  • Geralmente com dor muito forte.

O tronco ou a face são afetados com mais frequência e apenas em metade do corpo ou da face.

As bolhas geralmente secam em até uma semana; geralmente, após doze dias de duração. Elas então secam completamente em dois a sete dias. A pele cicatriza após duas a três semanas.

 

Nova vacina contra a herpes-zóster para pessoas com idade superior a 50 anos.

A vacina contra herpes-zóster recentemente aprovada é uma vacina viva que é administrada uma vez. O vírus consiste de vírus de varicela zóster, que foi enfraquecido comparado ao vírus da catapora “real”, então eles apenas ativam o nosso sistema imunológico. A vacina viva não pode ser administrada em pessoas que já tenham o sistema imunológico enfraquecido, um círculo vicioso, pois esses pacientes sofrem mais de herpes-zóster do que os outros.

A vacina disponível para pessoas acima de 50 anos protege contra o surgimento do cobreiro. Contudo, em primeiro lugar, é capaz de prevenir a ocorrência de dor prolongada que muitas pessoas afetadas sentem. Anteriormente, a dor era difícil de tratar.

 

Referência

UNIVADIS – 17/06/16

Fechado para Comentários.

Alameda Olga, 422, cj 42 - Barra Funda - São Paulo-SP - CEP 01155-040
Tel./Fax: +55 11 30882971 - sogiabr95@gmail.com