ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Menu
Já é associado(a)?
24 anos
contribuindo com iniciativas para o apoio a crianças e adolescentes no brasil
quem somos
A Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), fundada em 03 de outubro de 1995, sob a liderança do nosso querido mestre Professor Álvaro da Cunha Bastos, tem como objetivos incentivar o estudo e a pesquisa científica de problemas relacionados à saúde na infância e adolescência femininas; estimular a criação de centros de estudo e assistência a esta faixa etária; enfatizar aspectos da medicina preventiva; promover congressos e outros eventos regionais, nacionais e internacionais; representar o Brasil perante sociedades nacionais e internacionais congêneres e manter intercâmbio cultural com sociedades da espécie.
A SOGIA-BR vem cumprindo suas metas. Já organizamos 15 (quinze) Congressos Brasileiros; quatro eventos internacionais, sendo dois simpósios, 1 (um) Congresso Latino-Americano e 1 (um) Congresso Mundial. Vários centros de assistência ginecológica a crianças e adolescentes e centros de assistência pré-natal e ao parto de adolescentes estão funcionando em todo o país, tanto em universidades como em secretarias estaduais e/ou municipais de saúde, sob a coordenação de colegas ligados à SOGIA-BR. Somos representados em âmbito internacional na Associação Latino-Americana de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (ALOGIA) e na Federação Internacional de Ginecologia Infanto-Juvenil (FIGIJ). Conferimos o Prêmio Álvaro da Cunha Bastos ao melhor trabalho científico apresentado nos congressos da SOGIA-BR. Conferimos também o Título de Qualificação em Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, através de concurso realizado durante os congressos organizados pela SOGIA-BR.
O Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência é organizado por Delegados Regionais da SOGIA-BR em diversos estados brasileiros a cada dois anos, sempre com o objetivo de divulgar as peculiaridades no atendimento às crianças e adolescentes, discutir os principais temas, aproveitando a experiência daqueles que militam e se dedicam no dia a dia às diversas situações da ginecologia da infância e adolescência e promover políticas públicas de proteção a essas meninas, assim como de redução da gravidez na adolescência em nosso país.